domingo, 29 de janeiro de 2012

Sandra Longras quer vender obra de arte polémica ao Sr.º Presidente Sarkozy e à Sr.ª Angela Merkel.

Artista Plástica Sandra Longras quer vender obra de Arte à Sr. Angela Merkel.


L'artiste Sandra Longras veut vendre l'oeuvre a président Sr. Angela Merkel

“ATOS (IRRA)CIONAIS SEM ROSTO


Este projeto está a concurso na galeria de Nova Iorque Apxart

Projeto: Uma parede vermelha, um quadro, uma exposição.
 
A artista tem a pretensão de ter como convidada especial, a chanceler alemã Angela Merkel, para lhe vender esta obra. Mas porquê? “Ver-se-á!”, poder-se-ia afirmar em tom de sátira velada ou escancarada. Também podem escolher!
Parafraseando o escritor português António Lobo Antunes no livro Os Cus do Judas “(…) os caralhos da puta que os pariu combinados para nos foderem os cornos em nome de interesses que me escapam…”, a artista plástica, desenvolveu a obra intitulada “ATOS (IRRA)CIONAIS SEM ROSTO”, que se traduz num punho à nação e ao estado atual do mundo porque, afinal, é disso que se trata: mostrar o punho.
Por opção, quis tão só preencher a galeria de arte apenas com a tela, uma parede vermelha e muitos visitantes, mas uma  anfitriã, como já o referiu.
O trabalho polémico, influenciado pela crise atual, é representativo do estado de espírito do cidadão comum, farto de austeridades que em nada vão resultar, se não na ruina do pais/ mundo. É um trabalho que traduz a ansiedade da sociedade em que vivemos, aqui e além-fronteiras. Sociedade, esta, em destaque e que se vê envolvida numa teia de conspirações contra o seu progresso, onde a palavra de ordem ditada pela força imposta do “CORTE” da “Troica” nos faz perceber a revolta de todos os indivíduos sociais face a esta conjuntura social de IRRA. “Este ato único… que afinal fala em irrisórios diálogos, do medo, de formas de opressão e autoridade…, Proteja-se no tempo como sombria caricatura da Humanidade” (Urbano Tavares Rodrigues). Em tempos de mudanças tão inexoráveis como estas, as artes tomam o seu lugar no pódio da afirmação, tornando-se o veículo de comunicação mais rápido, que mostra o seu real papel na sociedade.
Esta tela é a exteriorização da raiva, do descontentamento, da revolta, do olhar de quem vê e percebe o sofrimento acuado ou gritado de todos aqueles que se veem privados de solução. De quem mostra o punho porque tem fome, de quem mostra o punho porque tem medo, de quem mostra o punho porque atingiu o limite, de quem mostra o punho porque quer gritar num último desassossego da alma e mostrar o gesto da sua revolta, num ato último de ensaio contra a vergonha do ser social amordaçado, atormentado, recriminado, acusado, vigarizado, injustiçado…Mas acima de tudo é a cultura do povo que prevalece, passando para a tela a obra cerâmica do Mestre Bordal Pinheiro, a artista tem  feliz ideia de fazer prevalecer a cultura Portuguesa traduzindo  a cerâmica em pintura.

 “ É esta a verdade transportada para a tela com a relevância de um povo com sede de SER , VIVER e VENCER.”

Sandra Longras diz:
- Tenho um dever cívico para cumprir. Esta obra de 70X100cm demonstra o quanto ser português nos torna diferentes. A obra esteve na Bienal de Arte " JOVEM CRIADOR AVEIRO 2011" , agora estou disposta a fazer "das tripas coração" a mesma seja vendida à chanceler, nem que para isso tenha que contar com a ajuda de muitos Portugueses espalhados pelo mundo, se queiram associar a esta ideia. Farta de promessas e de enganos universais de políticos infiéis às esperanças neles depositados.
É esta a verdade transportada para a tela com a relevância de um povo com sede de SER.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário